É certo que não se pode vislumbrar uma revolução daqui a cinco ou dez anos, ou quem dirá milênios, que modifique toda a estrutura sócio-ecnômica-cultural de uma sociedade, fazendo com que nós mudemos nosso modo de pensar e agir. Mas, ignorando e ao mesmo tempo reafirmando esta frase, digo que não consigo enxergar outro modo de vida vigente sem ser o capitalismo: é que ele se renova e se constrói cada vez mais forte. Em todas as crises ele se supera e a cada nova invenção ele aumenta suas formas de mais-valia.
As inovações tecnológicas surgem no contexto de se prontificar às demandas desse sistema econômico Dessa forma, na era digital que vivenciamos, assistimos ao soerguimento da internet com todas as suas artemanhas para fortalecer as relações capitalísticas. No início, com um pouco de desconfiança dos internautas, ela lança mão de uma compra e venda onlin, diminuindo tempo e espaço ´para ambos os lados. Fica mais fácil tanto para o vendedor que amplia sua área de influência e seu lucro, quanto para o comprador, que tem acesso a uma maior gama de objetos-alvo para sua utilização, além de poder pesquisar mais facilmente preços de acordo com seu orçamento, ou não - já que o crédito está aí pra isso.
Agora, além dessas transações econômicas online, inventou-se portais para anunciação de serviços e produtos que chamam atenção não por suas propagandas habituais, mas por suas promoções 'anormais'. Todo dia os usuários cadastrados nessas espécies de 'redes sociais de comércio' são avisados de promoções nos mais diversos gêneros (roupas, restaurantes, estética, etc), podendo pegar barganhas de até 90 porcento de desconto.
Sim: o capitalismo parece se superar a cada instante que passa. Esses portais, recentes no Brasil. já são bem comuns nos Estados Unidos - o pai do consumismo. Fica claro que esses novos tentáculos do sistema capitalista corrobora não só seu complexo econômico, porém, mais que isso, seu complexo ideológico. O público espera ansioso pelas novas ofertas que virão, as pessoas veem-se impelidas a participar daquela promoção extraordinária e imperdível, e antes o que era inacessível parea muitas pessoas, torna-se objeto de desejo - e um desejo realizado - que vem para dar forças à ideologia consumista. Essa é a nova reinvenção do capitalismo.
*A propósito, consegui uma promoção ó-ti-ma no peixe urbano!
Concordo que o capitalismo tem falhas e muitas, mas até hoje não inventaram nenhum sistema que deu tão certo quanto ao capitalismo.
ResponderExcluir