sexta-feira, 16 de julho de 2010

Realidade inventada


Receio que com estas palavras iniciais e com esta foto fuja ao meu propósito. Vim falar sobre a realidade inventada, sim, aquela que Clarice desejava. Talvez uma que possa ter meus sonhos mais distantes realizados e um mundo em que possa cativar todas as pessoas que amo e que me fazem feliz. Uma realidade que apesar dos desenganos e desilusões que sofra, ainda possa saber que essa apimentada não me impede de ser satisfeita com que tenho.
Mas, acabando com a digressão(desviei meu foco como supus anteriormente), parto para o texto que fará jus ao título do post. É engraçado como às vezes criamos expectativas para alguém que gostamos: montamos um esteriótipo de Ser para cada amigo ou amante, e quando ele/ela nos decepciona, fugindo do esperado, a primeira coisa que fazemos é refutar os fatos, refutar a ideia de traição. Traição da confiança que projetamos, de tudo aquilo que tanto esperamos receber como resposta da sua simples presença; traição do mínimo com o qual gostaríamos de ser presenteados.
Talvez isso seja amor. Talvez esse amor seja sinônimo de extra confiança e assim rejeitamos qualquer ideia de imperfeição e de humanidade. Sim, as pessoas erram, ou melhor, num tom bem eufemístico: as pessoas são pessoas. São feitas de matéria orgânica e subconsciente ativo, emoções à flor da pele e compostas de uma alma prolixa. Ninguém é perfeito o tempo todo. Somos pequenas partículas nesta elipse e de vez em quando permanecemos na órbita errante. Queremos, ainda que involuntariamente, uma realidade inventada para suprir nossas necessidades emocionais.

3 comentários:

  1. Pura verdade menina! A frustação quando a pessoa não cumpre algum requisito é muito grande. E ninguém é perfeito, por isso que sempre que idealizamos nos ferramos porque criamos uma expectativa muito grande sobre as pessoas.

    O pequeno príncipe é legal, lembro do desenho que ele viajava nos cometas. Ainda não li o livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Você escreve muito bem, e me identifiquei com a idéia do texto. Tbm crio estas espectativas.. este roteiro, e as vzs me frustro so por alguem n ser da forma q eu esperava. Como se o melhor da vida n fosse surpreender-se a cada instante. :)
    Sucesso como blog, ja sou uma seguidora!

    http://orasbolotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir