sexta-feira, 7 de maio de 2010

O corpo morto do homem


Central do Brasil, exatamente 19:15 hr, plataforma 7. Já pensara algumas vezes em escrever sobre como funciona, mais ou menos, a vida de um passageiro de trem. Pensara ainda em contar como é o caos no horário de rush, destacando que de tão trágico que é a disputa por um lugar sentado na viagem, chega a ser cômico.
Mas não é por esses motivos que sou impelida a escrever, e sim por uma situação ainda mais desconsertante: um homem morreu na linha do trem. Pois é, isso mesmo. Tudo começou quando ia pegar o trem para Santa Cruz, que geralmente se situa na plataforma 6. Porém, ao chegar lá, todos eram empurrados pelo apito do guarda ferroviário para retornarem. Ouvindo-se o burburinho do povo descobre-se que o motivo é simples: um homem morreu. Mas como assim? Morreu de que? "Morte morrida"? "Morte matada"? Foi então que meu espírito jornalístico aliado a minha leve curiosidade levaram-me a pressionar minha mãe para perguntar ao guarda o que ocorrera realmente. É lógico que fora mais uma questão jornalística que uma curiosidade(aham, sei...) - ossos do ofício - e assim obtive através de mãezinha uma resposta bem direta do guarda "Não sei de nada. Cheguei aqui agora". Ok, Dona Ignorância mandou lembranças. Nos distanciamos com o gelo que recebemos.
Logo mais- passando para outras plataformas a espera do veículo que nos transportaria para casa; estressada com a não proposital(creio eu) forma de nos fazer de "barata tonta" - pude ver o corpo morto. Pensei ficar mais espantada com a visão, mas me surpreendi comigo mesma. Um vendedor ambulante acaba por retratar a morte como sendo consequência de um atropelamento. Acabei por me satisfazer com esta explicação superficial e dei créditos a sua palavra.
Enfim, acho que cheguei a meu propósito. Não são mais 19:15 hr e não estou mais na central do Brasil. São exatamente 19:50 e não sei aonde estou. Só sei que estou a caminho de casa para finalmente divulgar estas palavras, fazer trabalhos no computador e quem sabe, finalmente ir dormir. Me despeço no estilo Renata Bernardes: uma boa noite a todos voccês.


Ps:Mais tarde, escutando a CBN, descobri que o homem fora esfaqueado e caíra na linha.

Um comentário: